quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O mito do Elfo de Tolkien

Por Micheal Martinez
Tradução: Caio Silva


Anos atrás, quando a primeira tentativa de lançar um jogo multiplayer licenciado com base na Tera-Média ainda estava em processo, houve muito debate entre os jogadores à espera sobre se eles poderiam jogar com guerreiros Noldorin. Algumas pessoas queriam a capacidade deles de conquistar espaço a forças através da paisagem da Terra-média e outros temiam as vantagens de um jogador num cenário player x player que um "real" Noldor teria contra, digamos, um Elfo Silvan ou um Anão.
A idéia de que você poderia jogar um guerreiro Noldorin a altura dos grandes guerreiros da Primeira Era era uma perspectiva tão tentadora quanto terrível, e ainda agora muitos jogos vêm e vão e as pessoas rotineiramente controlam personagens com status de divinos (ou até mesmo deuses em Smite !) sem se preocupar se um personagem é poderoso demais para o jogo. A engenharia do jogo é resposável por garantir que haja um equilíbrio.
E, claro, como qualquer um que tenha estudado a história dos Noldorin deve se lembrar que a maioria desses guerreiros superiores da Primeira Era foram aniquilados de qualquer maneira. Então, qual a diferença?
Mas a idéia de um elfo noldorin vastamente superior nunca foi totalmente apagada. Quando Tauriel cura Kili no segundo filme "Hobbit" de Peter Jackson alguns sub-segmento do fandom on-line entrou em erupção e se revoltou, não sobre a presença de Tauriel (esse foi um outro sub-segmento do fandom), mas sobre o fato de que ela brilhava com a " luz de Valinor ", quando ela manipulou a Athelas.
De alguma forma, esse problema encontrou o seu caminho até minha caixa de e-mail, talvez, quando fui entrevistado sobre os filmes, ou talvez em apenas uma outra pergunta de fã. Eu, pessoalmente, interpreto a aura de Tauriel como uma forma da equipe de Jackson em revelar a força interior de um elfo ou seu poderes espirituais, e não alguma luz ressonante de Valinor e as duas árvores. Mas a "luz de Valinor" única brilhou nos olhos do Noldor rebelde por um tempo; eventualmente, seus olhos esmaecidos se tornaram como os olhos de quaisquer outros elfos da Terra-média.

E ainda há coisas que os fãs associam apenas com aos Noldor, tais como o uso de armadura de metal e armas (que os Sindar usavam), a caça de animais (na verdade apenas os elfos-verdes de Ossiriand recusam-se a caçar animais), e a criação de artefatos "mágicos" (os Sindar também criavam coisas mágicas, assim como os elfos Silvan).

Os Noldor se tornaram elfos com uma mitologia cirada por fãs de muitas maneiras, relegados a um pedestal que Tolkien nunca os colocou . Eles eram fortes e sábios e mestres em grandes artes, mas o Sindar não eram caipiras simplórios. O carro chefe nadistinção de cultura Noldorin foi sua habilidade de engenharia. Thingol contou com os Anões para ajudá-lo a construir Menegroth, e ele mesmo recrutou sua ajuda na preparação de Nargothrond para Finrod; mas em geral o Noldor desenvolviam seus próprios grandes projetos de alvenaria e de engenharia.
Nós podemos discutir sobre os detalhes, mas eu acho que há uma percepção de quase invencibilidade sobre o Noldor que não acredito ser merecido. Tolkien escreveu-los como falho em muitos aspectos, embora nobres e fortes também. Eles foram retirados de uma tragédia grega e levados ao abate por causa de sua estupidez. E por isso muitas vezes me pergunto como esta desconexão entre leitor e história surge com frequência, Não é possivel que esses leitores estejam todos seguindo as inferências de uma pessoa só pessoa, é?
E, no entanto, apesar de toda essa super fé generalizada na capacidade dos noldor, simbolizadas por Fëanor e outros príncipes Noldorin, Aparentemente há também consternação dos fãs sobre o poder de Galadriel. Ela, que no livro estirpou as masmorras de Dol Guldur depois que seu Anel tinha perdido o seu poder de repente parecia muito poderosa para as legiões de fãs que estavam examinando todos os aspectos dos filmes de Jackson. E tudo que ela fez foi lutar com um Sauron recentemente ressurgido e alguns Nazgul sombrio.
Galadriel é ser capaz de derrotar Sauron em combate direto? Na verdade, sim, embora talvez apenas por pura sorte. Afinal Sauron com o Anel foi derrotado por Elendil; então os fãs estão sugerindo que ele era mais poderoso que Galadriel? Luthien também derrotou Sauron (antes dele aumentar a sua própria força, criando o Um Anel).

Sauron pode muito bem ser derrotado em um combate um-contra-um, seja através de magia ou armas. Ele é tão invencível uma montanha que está diante de uma legião de máquinas de escavação. Cedo ou tarde ele cairá. O Truque de Sauron não era fazer de sí invencível, mas sim dominante. O Um Anel reforçada a sua capacidade de forças a sua vontade sobre as vontades dos seres mais fracos. Desta foma Sauron poderia atingir seus objetivos enganando seus inimigos, e ele passou dois mil anos garantindo que seus inimigos não seriam capazes de sobrepujar suas forças em batalha novamente.

E assim temos o paradoxo do Elfo de Tolkien: forte demais para ser jogado por jogadores casuais e ainda não suficientemente fortes para justificar as coisas incríveis que eles fazem nos filmes de Peter Jackson. O Legolas do livro correu na neve e derrubou o fera alada do Nazgul em escuridão quase total; o Legolas dos filmes dança sobre Trolls s e mata orcs com a maior facilidade. No livro Legolas é muitas vezes tratado como menos importante do que qualquer um dos hobbits (o próprio Tolkien disse que os feitos do elfo não foram maiores nem menores do que qualquer outra pessoa no Sociedade); e ainda sim é quase como se tivessemos uma franquia de filmes do Legolas e outras co-estrelas ao seu lado
Existe um elfo perfeito de Tolkien, uma miragem onde nos imbuimos todos os poderes e limitações de nossas próprias perspectivas. Este elfo perfeito se encaixa na "zona Cachinhos Dourados" das raças da ficção: não demasiado fraco, não muito forte, não muito mal, não muito bom. Eu, em todas as minhas viagens na Terra-média nunca conheci tal um elfo. Mas eu ouvi falar dessas criaturas de fãs em todo o mundo.
Por que é tão difícil para nós e unir e entender os Elfos da Terra-média em um quadro comum? Será que é porque Tolkien conseguiu torná-los suficientemente menos humano que não podemos compreendê-los ou é porque nós projetamos muito de nossa própria fantasia em personagens dos outros?

Eu não encontro tantas discussões sobre hobbits ou anões ou mesmo sobre os Dúnedain. Somente os elfos evocam tal análise apaixonada. "Eles devem ser assim, mas não assado, porque isso é o que Tolkien queria dizer". Eu realmente não estou certo do que Tolkien queria dizer. Muitas vezes ele se contradisse ou mudou de idéia, ou ele simplesmente esqueceu pequenos detalhes (por exemplo, como Gildor Inglorion da Casa de Finrod se encaixar em todas as genealogias reais).
Há um elfo de Tolkien, um arquétipo, que está além do personagens humanos e dos humanoides na Terra-média. Christopher Tolkien descreve este elfo como "uma vida imortal entre os mortais", mas só podemos especular o que isso deve significar. Nas mãos de Peter Jackson, isso parece significar um monte de tempo gasto praticando tiro com arco, movimentos acrobáticos, e talvez não tanto tempo aperfeiçoando verdadeiras habilidades de magia (mas o que é "mágia" para um elfo?).
Com este quadro incompleto simples Tolkien construiu uma grande mística de uma civilização perdida, um passado distante cheio de dor e maldade, e ele colocou no topo disso arrependimentos que distraem os exilados de pequenas questões como o destino do mundo livre. Há momentos em que eu só quero pegar Gildor pelo cangote e esbofeteá-lo e jogá-lo na parede e dizer: "Dane-se, senhor, você não pode ver que a Terra-média está indo para o inferno embrulhada para presente? E foram seus malditos elfos que a embrulharam e enviaram?"
Ao mesmo tempo que assumem a culpa por sua queda eles fogem da responsabilidade. Quantos fãs de Tolkien que você conhece falam sobre o mal que os Elfos (Noldor) causaram? Oh, existem alguns de nós, mas eu me sinto como um fora da lei do lado de fora da aldeia, enquanto todos dentro estão dançando e cantando como um elfo de Tolkien. Os Noldor são maus, baby. Não se esqueça disso.

E eles também são os mocinhos, as vítimas e os otários pobres que têm de rasteijar de volta para casa sem as Silmarils que foram procurar. Quando as forças de Valinor quebraram Thangorodrim e libertou todos os escravos tomados por Morgoth, quantos deles foram Noldor? Eles eram tão forte e poderoso que estavam prontos para enfrentaro próximo Lorde das Trevas? Eu acho que não!
O que há entao sobre o Noldor que faz com que pareçam ser tão superiores, tão mágicos, tão infalivelmente poderosso? Por que se destacam tanto s como imagens revestidas de teflon de uma Mary Sue? Será que ninguém recebeu o memorando sobre a sua marcha irregular à Terra-média? Eu perdi alguma coisa na história sobre como eles desperdiçaram oportunidade atrás de oportunidade com idéias idiotas e orgulho? Por que é sempre os Noldor que os Senhores das Trevas manipulam para trazer problemas?
Você não vê o vanyar cortando o Teleri. Nem o Sindar fazerem quaisquer Anéis de Poder. Estes são elfos mau. Eles são a tripulação da Serenity de Firefly. Os Noldor são os vilões da história, e ainda toda a gente é tudo "la-de-la Galadriel é tão doce e bela". Como isso aconteceu?
Há uma mitologia sobre os elfos de Tolkien . E essa teoria é indescritivelmente vaga e contraditória e cheio de falácias ilógicas. E ainda sim ela é mais defendida do que os fatos do slivros. Este mito é pernicioso e tenaz e moldes que eu não consigo nem pensar. É diferente de qualquer história de Tolkien que eu já li. É comose a história saltasse das páginas dos livros e ganhasse vida própria, e não podemos sequer culpar más adaptações por isso, porque esse mito antecede os filmes.
Nenhuma outra cultura na Terra-média é atormentada com a culpa e arrependimento, tanto quanto o Noldor. Os Ents chegar perto porque eles permitiram que as Entesposas vagassem e se perdessem. Mas os Ents eram meramente negligentes; Os Noldor conspiraram para controlar a Terra-média para sempre(ou pelo tempo que eles conseguissem sair ilesos disso). é apenas assustador como as pessoas adoram a Noldor sem parar para pensar que esses caras queriam manter todos os outros em seus lugares para milhares e milhares de anos.
E você sabe o que é engraçado? De vez em quando algum fanboy Noldo-adorador tem a coragem de perguntar em um fórum ou blog, "Você não acha que é estranho que as tecnologias da Terra-média não avançaram ao longo de milhares de anos?"
Para mim, isso é como perguntar: "Você não acha que é estranho que todos esses mafiosos trabalhavam para Al Capone?"


Você me diz: quão estranho é isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário