quarta-feira, 5 de abril de 2017

O Gato Preto - Edgar Allan Poe [Uma Análise Literária]

Os modelos de análise literária permitem observar os diferentes níveis textuais, desde a sintaxe, coesão, dimensão do texto e até sua estrutura; sendo o modelo mais usual focado nos principais operadores do gênero narrativo (PARADISO, 2016). Para a seguinte análise estrutural do conto O Gato Preto (The Black Cat) de Edgar Allan Poe, foram utilizadas as traduções das edições Medo Clássico – Edgar Allan Poe – Vol 1 (Darkside Books, 2017) e Contos de Suspense e Terror – Edgar Allan Poe (Martin Claret Ltda, 2015), com consultas ao texto original em inglês, disponível no site poestories.com.  

Edgar Allan Poes (1809-1849)
Narrador
Autodiegético, ou seja, é protagonista e narra sua própria narrativa: “Para a narrativa tão extravagante, porém tão despretensiosa, que estou prestes a escrever [...]¹. No texto há influência de percepções, pois é lido como uma confissão ou testemunho de um homem com mente doentia que vivenciou o ato narrado.

Personagens
Narrador protagonista (redondo);
Mulher/esposa (plano);
Policiais (planos).
Os personagens complexos (redondo), são os tipos mais próximos às condições psicológicas humanas, isto é, possuem densidade psicológicas, podendo sofrer alterações comportamentais e/ou ideológica durante a trama. Costumam apresentar dilemas morais e são imprevisíveis. Os personagens planos, por sua vez, são lineares, tendem a se manter com as mesmas características que lhes foram atribuídas no início da obra; possuindo baixa densidade psicológica e caráter marcado. (PARADISO, 2016)

Nó, Clímax e Desfecho
O nó acontece quando o narrador/protagonista mata o seu gato de estimação, pois é a partir daí que se desenrola a trama. O clímax e o desfecho estão fundidos, uma característica comum em contos, onde geralmente se trabalha um único conflito dramático. O ápice é a descoberta do que o gato estava dentro da parede, junto com o cadáver da esposa.

Fonte: Novel Writing

Ambiente e Espaço
O conto possui um ambiente gótico, típico dos contos Poeanos. É possível extrair do texto alguns vocábulos que auxiliam a construção de um ambiente de terror e suspense: Monstro, Medo, Pavor, Demônios, Agonia, Inferno, Cadáver, Grito, Aterrorizado, Tumba, Agonia, Crânio e etc. A narração acontece uma cadeia: “Mas amanhã morrerei e hoje preciso aliviar minha alma [...]”... "É com muita vergonha que admito - sim, mesmo agora condenado nesta cela [...]"²; e a narrativa em uma casa: “Uma noite, regressando a casa [...]”. 

Segundo FRANCO JR (2003), o ambiente caracteriza determinada situação dramática em determinado espaço, ou seja, o clima e a atmosfera que se estabelece entre as personagens em alguma situação, sendo que o espaço pode apresentar vários ambientes. Ambientação, por sua vez, é a identificação da forma com o ambiente é construído pelo narrador e, ao mesmo tempo, identifica o trabalho de escrita do autor do texto.

Símbolos

O gato e seu nome Pluto é uma referência ao deus romano do submundo, ou Hades, segundo a mitologia grega. Além disso, há a forca como símbolo de culpa. 

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Bibliografia 
FRANCO JR, Arnaldo. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2003;

PARADISO, Silvio. Teoria da Literatura. Maringá: Unicesumar, 2016 

¹ Contos de Suspense e Terror – Edgar Allan Poe (Martin Claret Ltda, 2015)
² 
Medo Clássico – Edgar Allan Poe – Vol 1 (Darkside Books, 2017)

Um comentário:

  1. Muito interessante e bem construída essa análise sobre o conto O Gato Preto de Edgar Allan Poe. Achei interessante essa classificação dos personagens, o nível de construção e profundidade dos mesmos.
    Parabéns!

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